Novidades

Recentemente foi lançado no Validador de Documentos Digitais uma nova opção de verificação de assinatura digital, por meio do QR Code. A Assimed está sempre ligada às novidades da telemedicina e já temos suporte a este recurso. Veja a seguir como você pode validar um documento por meio do QR Code!

1- Acesse o site https://assinaturadigital.iti.gov.br/. Selecione a opção de acordo com o tipo de documento: “PRESCRIÇÃO”, “ATESTADO”, “SOLICITAÇÃO DE EXAME” ou “RELATÓRIO/LAUDO”. Depois selecione a opção relacionada ao perfil do acesso: “MÉDICO(A) OU CIRURGIÃO-DENTISTA”, “FARMACÊUTICO(A)” ou “PACIENTE”.

OBS: Caso apareça alguma mensagem informando “Conexão Insegura” ao acessar o link da Assinatura Digital, isso indica que você não possui a cadeia de certificados necessária para avaliar o certificado digital. Você pode continuar mesmo assim ou instalar a cadeia de certificados necessária. Para isto siga as instruções em https://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/senhas-e-procuracoes/senhas/certificados-digitais/alerta-de-pagina-nao-confiavel-atualizacao-da-cadeia-de-certificacao.

2- Na nova página após a escolha, selecione a opção “QR Code”. Será solicitado acesso à câmera do dispositivo no primeiro acesso. Ao aceitar, um quadro aparecerá com a imagem da câmera e não será solicitada a permissão novamente.

3- Aponte a câmera selecionada para o QR Code. Após o escaneamento, a imagem da câmera desaparecerá. Não é necessário preencher o campo “Código de Acesso”, a segurança do acesso está no próprio QR Code. Clique no botão em azul “VALIDAR”.

4- Pronto! Você terá acesso ao documento validado! Clique em “DOWNLOAD” caso queira baixar o documento original em PDF para o seu dispositivo.